Todo trabalho não é social? Texto em 5 partes:
1. Trabalho e crescimento = relatividade
Sou de uma geração em que a compreensão linear do tempo obrigava a todos querem sempre mais, uma certa lei da evolução que dizia que temos que melhorar sempre. Tá, tudo bem, mas se o melhorar é sinônimo de avançar, Cabe a pergunta: o que é avançar? Conseguir um posto mais visado no mercado: isso é avançar ou melhorar? Alcançar um alto cargo equivale a avançar? Crescer na carreira significa sempre ocupar um cargo mais alto?
Essas perguntas são capazes de fazer uma professora ficar sem dormir, por dias. Pois que as crianças, em torno de 200 com quem uma professora hoje tem contato quase diário, saíram da escola pensando assim. E encontrarão na frente, ali adiante, um mercado. Um mercado de trabalho.
Mas como é ou como deveria ser um mercado de trabalho?
2. Trabalho e mercado = lotação esgotada
O que é o mercado de trabalho? Primeiro faremos a pergunta: o que é mercado? Aquele lugar onde estão expostas as mercadorias de diversas marcas diferentes as quais você deverá (supostamente) escolher uma e comprar. Mas normalmente a sua escolha vai mais pelo preço, e não pelo valor. Dificilmente você escolhe pelos ingredientes ou pelos produtos utilizados para aquele resultado. Certo? Talvez isso esteja mudando.
Também como professora faço parte de uma geração inflada, em que os gráficos apontavam sempre que teríamos problemas, que não haveria espaço e trabalho para todos no mercado. Qual seria a solução? A solução é a competição. Mas para competir num mercado, seremos escolhidos provavelmente não pelo valor, mas sim pelo preço.
Assim também é a tal lei “natural” de Newton, a qual diz que precisamos eliminar os mais fracos, isso tomado como uma característica da nossa natureza. Lobato mostrou bem isso, é só ler “A reforma da natureza” e outros textos dele também, vale a pena.
Nesse cenário o conflito mesmo não é apenas a forma com a qual resolvemos o problema, o desemprego. Trata-se de como o termo trabalho é compreendido hoje é como está sendo modificado. Tudo bem, sabemos que assim como a língua é viva, o trabalho também se modifica. Se a língua se modifica no uso que fazemos dela, também o mesmo ocorre no trabalho.
Mas o que é o trabalho? E qual é o uso que fazemos dele?