domingo, 2 de abril de 2017

Professora refém: desabafo

      Quando eu comecei a dar aulas no Estado eu  cheguei toda empolgada, com uma ideia e um monte de ideais, ah...eu queria levar tudo o que eu tinha posto em prática lá no outro local em que eu trabalhava, em um projeto social...eu adorava.
      Eu gosto de ser professora, mas ai veio uma turma que me fez pensar diferente. Foi  aí que eu entendi o que é o professor refém! A escola  do estado é toda detonada,  eu entrei na sala e eram 40 alunos  e não tinha livro, não tinha ventilador, não tinha xérox não tinha giz... nada!
      Aí eu passei o exercício no quadro e distribui os textos. De repente veio uma  aluna lá do fundo  e se jogou na minha mesa, deitou  assim e disse: qual é professora, me dá a resposta aí...       Eu fiquei tão chocada que eu não soube nem o  que dizer ... e ela bateu na mesa e disse: 
    _ Não vai me dar a resposta não? 
      Eu respirei fundo e  pedi _  Não,  querida, você vai voltar pra sua mesa, vai sentar. Ta? Tente fazer  o exercício  que no final eu vou dar a resposta  pra toda a turma.
      Aí ela  levantou e foi pela sala até la no fundo  gritando: 
     _Ah é né, não vai me dar a resposta não? A sra vai ver.... A sra vai ver.....Disse ameaçando. Ela queria me amedrontar, e conseguiu. 
       No segundo dia de aula nesta turma, eu entrei  na sala e a turma estava quieta,  um burburinho  estranho. Quando eu fui sentar na cadeira....eu puxei assim pra sentar...E quando eu coloquei a mão eu senti um negócio molhado, fui ver... era cola, era super bonder!
       Eu ainda fiquei um segundo ali parada com os dedos juntos... maior silêncio na sala....e... eu...
      Sabe quando você tá pra morrer e a sua vida passa toda na sua frente .. a minha passou ali, toda a minha vida de estudante, ....tudo que eu já havia aprontado com  os meus, toda a minha vida profissional...me veio subindo uma coisa,  e não deu pra ter pena  olhei pra turma,  e comecei a berrar, um monte ...nem  me lembro mais o quê,  eu saí de mim naquela hora.  
      Foi o meu momento de meter medo neles....Quando a diretora chegou é que eu  me assustei e dei por mim. Nossa ela também era assustadora, um cabelo todo espigado, amarelo ovo e um olho profundo com  uma especie de olheira  preta em cima e em baixo feita de  uma camada grossa de cajal que derretia   por causa do  calor  e.... Eu ... meu deus.... naquela sala......com aqueles alunos....e toda a situação do  ensino... Meu deus! 
Foi aí que eu pensei..... o que é que eu tô fazendo aqui........


    (Este texto foi escrito há 10 anos atrás, e eu ainda continuo professora do Estado do Rio. Com alguns dos mesmos problemas. O text foi escrito em uma aula de video com Flávio Colatrello Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário